Carrinho

Onde Está Wally? Fascínio a 30 Anos

Há poucos personagens e até personalidades que são tão conhecidas como Wally. Ele já foi capa da revista Rolling Stone, foco de teses em neurolinguística, estrelou séries animadas e videogames, e protagonizou uma versão especial do Google Maps 2018.

Wally, ‘nascido’ na Inglaterra, há mais de 30 anos é objeto de fascinação de humanos de todas as idades ao redor do planeta.

Em 21 de setembro se celebra o dia desse simpático viajante, sempre vestido de gorro e blusa das cores vermelho e branco, jeans, óculos de grau, jeans e bota. Woof, o cachorro, é seu acompanhante fiel.

Criado pelo artista Martin Hanford, a primeira aparição de Wally foi em 1987, no livro Onde Está Wally?. Inicialmente, Wally tinha uma aparência mais velha, mas seu visual foi mudando ao longo dos anos.

Wally já protagonizou sete livros, mais de 52 revistas, uma série de animação, oito videogames e tiras de jornais de diversos países. Seu nome muda de acordo com a cultura. Alguns exemplos: em francês, ele é Charlie, em hindi, Hetti, e em croata, Jura.

Há também uma explicação científica para o fato de ninguém conseguir desgrudar os olhos das páginas dos livros. A visão periférica dos humanos permite que os olhos captem uma área vasta, mas o objetivo do cérebro é focar em elementos do campo de visão que merecem a atenção.

Quem é Wally?

Wally, que teria aproximadamente 32 anos, adora ler, e como bom viajante, leva consigo todas os apetrechos dignos de um mochileiro profissional: canecas, binóculos, garrafa térmica, máquina fotográfica, saco de dormir a até uma máscara de mergulho.

Wally, no entanto, acaba por perdê-los no caminho, e encontrar os itens, além do próprio viajante, é a ‘missão’ dos leitores.

Enredo

Divulgação

Wally vem da Terra dos Wallies, onde todos se parecem com ele. Sua mãe se chama Mama Waldina. Wally tem alguns companheiros de viagem:

Wenda, sua namorada, que carrega sempre um guarda-chuva, também usa vermelho e branco, e perde a câmera constantemente. Wilma é irmã de Wenda e faz algumas aparições;

O Mago Barba Branca constantemente aparece nas viagens de Wally. É a magia dele que permite com que Wally viaje no tempo e visite antigas civilizações. Ele também usa vermelho e branco em seu manto, e perde seus pergaminhos mágicos durante as viagens;

Odlaw, que é Waldo, o nome americano de Wally, escrito de forma reversa, é o antagonista da série. Ele veste amarelo e preto, e é uma espécie de “gêmeo do mal” de Wally. Sua motivação é roubar a bengala ‘mágica’ do viajante, enfeitiçada pelo Mago Barba Branca.

Loading...