Carrinho

Dia Internacional do Livro – A Origem

Em abril se celebra internacionalmente um tema muito importante para toda a humanidade: a literatura. O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais é celebrado em 23 de abril, desde 1955, quando foi instituído oficialmente.

Don Quixote

E o que um dos mais amados e conhecidos personagens da literatura tem a ver com isso? A obra-prima de Miguel de Cervantes é a responsável por catalizar o movimento que deu origem ao mês de celebração da leitura.

Cervantes morreu em abril de 1923, e com a ideia de homenageá-lo, livreiros da região da Catalunha, na Espanha, passaram a comemorar seu legado em 1923 com a Feira do Livro Espanhol. O movimento se expandiu nacionalmente e, desde então, a data é celebrada no país, com a entrega do prêmio literário Miguel de Cervantes pelas mãos do Rei da Espanha.

O dia 23 de abril se provou quase ‘cabalístico’ para a literatura, já que coincidentemente William Shakespeare (Hamlet, Romeu e Julieta), Maurice Druon (O Menino do Dedo Verde)Vladimir Nabokov (Lolita) e outros autores celebrados nasceram ou morreram na data (na realidade, Cervantes morreu 10 dias antes do bardo inglês,visto que na época os países usavam calendários diferentes: gregoriano e juliano).

 

O livro no mundo

Abril é também o mês da literatura internacionalmente.

Adicionalmente, no Brasil, é o mês da leitura infantil. O Dia do Livro Infantil é 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, autor de mais de 35 livros para crianças, incluindo a coleção O Sitio do Picapau Amarelo.

Dia Internacional do Livro Infantil é 2 de abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen,em 1805, autor de A Pequena Sereia, O Patinho Feio e A Nova Roupa do Rei, entre muitos outros clássicos.

 

Incentivar a leitura é um dos objetivos constantes da Saraiva: O #LerFazBem é a plataforma permanente de incentivo à leitura da Saraiva.

No mês internacional da leitura, abril, o acervo de livros terá  até 80% de desconto, dos dias 23 a 29.

Loading...